8 mitos comuns sobre cuidados com os olhos

8 mitos comuns sobre cuidados com os olhos

1. Seus olhos podem se desgastar com o uso excessivo

MITO. Você está preocupado em desgastar os olhos? Não fique. Você pode ter ouvido que é ruim ler com pouca luz ou que pessoas com visão fraca não deveriam ler letras pequenas. Você pode sentir alguma tensão se ler com pouca luz, e seus olhos podem ficar cansados ​​depois de ler as letras pequenas, mas isso não significa que seus olhos estejam sendo danificados. Sua visão pode mudar com a idade, mas seus olhos não se desgastarão com o uso excessivo.

2. Comer cenouras melhorará sua visão

MITO. As cenouras contêm vitamina A, que é importante para a visão, mas as cenouras não são a única fonte de vitamina A . Uma dieta normal e saudável deve fornecer bastante dessa vitamina, com ou sem cenouras. Comer cenouras é bom para você, mas não mudará sua visão.

3. Não há problema em nadar com lentes de contato

MITO. Pode ser tentador nadar com suas lentes de contato, mas não vale a pena correr o risco. Abrir os olhos embaixo d'água enquanto usa lentes de contato pode resultar em uma infecção muito perigosa.

4. Lentes de contato podem impedir que a miopia fique pior

MITO. Usar as lentes de contato facilita a visão, mas as lentes de contato não consertam permanentemente a sua visão nem impedem que a miopia se agrave.

5. Óculos de sol protegem seus olhos do sol

VERDADE e MITO. A proteção oferecida por seus óculos de sol depende do tipo de lentes que você possui. Embora os tons escuros tornem mais fácil ver sob luz forte, essas lentes não farão nada para proteger seus olhos dos raios ultravioleta prejudiciais. No entanto, muitos óculos regulares e óculos de sol são feitos com proteção UV nas lentes. Da próxima vez que você escolher um novo par de óculos de sol, opte por aqueles com proteção UV.

6. Olhar para as telas por muito tempo prejudicará sua visão

MITO. Seus olhos já ficaram doloridos ou cansados ​​depois de um longo dia no escritório? Provavelmente. Olhar fixamente para a tela do computador por longos períodos pode deixar seus olhos cansados, mas não se preocupe, você não está causando nenhum dano permanente. Quando você lê em telefones, tablets e telas de computador, geralmente pisca com menos frequência, o que significa que seus olhos ficam secos e cansados. Isso não causará problemas permanentes, mas se você quiser reduzir o cansaço visual, pare de olhar para a tela.

7. Ficar muito perto da TV é ruim para a visão de seus filhos

MITO. Você já viu seu filho assistindo TV e se perguntou como ele poderia ver confortavelmente sentado tão perto da tela? Embora sentar tão perto possa parecer desconfortável para os adultos, não está causando nenhum dano permanente à visão do seu filho.

8. Você só precisa consultar um oftalmologista se perceber um problema

Talvez você ache que sua visão está boa ou não precisa se preocupar com problemas nos olhos até chegar aos 40 ou 50 anos - isso não significa que você deve evitar o seu oftalmologista. É importante visitar o seu oftalmologista regularmente para monitorar qualquer mudança na prescrição, mas seu check-up envolve muito mais do que a prescrição de seus contatos. Seu oftalmologista também verificará se há doenças como o glaucoma, que pode surgir muito antes de você atingir a velhice. Seu oftalmologista pode até notar sinais de outros problemas de saúde, como diabetes ou colesterol alto.

Fique atento(a)!

Não deixe que os mitos sobre cuidados com os olhos o confundam. Mantenha-se informado sobre sua visão e converse com seu oftalmologista sobre qualquer dúvida que você possa ter. Os exames regulares de visão são uma parte importante da sua saúde geral. Agende um exame clicando aqui!

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Agende aqui sua consulta,
teremos grande prazer em recebê-lo!
chat