Catarata: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

Catarata: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

O que é?

Catarata é a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Normalmente, é um processo natural do envelhecimento do cristalino, ocorrendo após os 60 anos de idade (catarata senil). Porém, existem casos em que ela pode se manifestar ao nascimento (catarata congênita) ou secundária a traumatismos oculares, uso de corticóides, diabetes, inflamações ou infecções oculares (catarata secundária).

Sintomas:

A pessoa com catarata apresenta visão embaçada, como se estivesse vendo através de um vidro fosco, que não melhora com o uso de óculos. Pode também apresentar sensibilidade à luz, dificuldade de enxergar à noite, visualização de halos ao redor das luzes, alteraçõe do grau e da  visão de cores. Se não operada, a baixa de visão pode evoluir para a cegueira. 

Tratamento:

Atualmente, o único tratamento para a catarata é a cirurgia, chamada de facoemulsificação. Nesse procedimento, a catarata é aspirada e, em seu lugar, uma lente intraocular transparente é implantada. Nessa oportunidade, o grau do paciente pode ser corrigido, podendo-se alcançar a independência dos óculos. Existem vários tipos de lentes intraoculares (leia no meu blog, o artigo sobre lentes intraoculares).

A cirurgia de catarata é um procedimento eficaz, moderno e seguro!

Se você ou algum familiar apresenta sintomas de catarata, entre em contato conosco aqui e agende uma consulta!


Clique Aqui e Agende já uma consulta


Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Agende aqui sua consulta,
teremos grande prazer em recebê-lo!
chat