Conheça o glaucoma e saiba quais são os sintomas da doença

Glaucoma é um grupo de doenças oculares que causam lesões progressivas e irreversíveis ao nervo óptico, que é a estrutura responsável por levar as informações visuais ao cérebro. A pressão intraocular aumentada é o principal fator de risco, mas também existem muitos casos de glaucoma de pressão normal.

É uma das principais causas de cegueira irreversível em pessoas com mais de 60 anos. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos mais velhos.

Muitas formas de glaucoma não apresentam sinais de alerta. O efeito é tão gradual que você pode não notar uma mudança na visão até que a doença esteja em um estágio avançado.

Como a perda de visão devido ao glaucoma não pode ser recuperada, é importante fazer exames oftalmológicos regulares que incluam medições da pressão do olho, para que um diagnóstico possa ser feito em seus estágios iniciais e tratado de forma adequada. Se o glaucoma for reconhecido precocemente, a perda de visão pode ser retardada ou evitada.

Tipos de glaucoma e sintomas:

Glaucoma Primário de Ângulo Aberto: é o tipo mais comum de glaucoma. Geralmente não apresenta sintomas em suas fases inicial e intermediária, agravando-se silenciosamente, de forma irreversível. Por isso é muito importante visitar anualmente seu oftalmologista.

Glaucoma de Ângulo Fechado: geralmente, manifesta-se de forma aguda em olhos predispostos, causando dor intensa e rápida perda visual, se não for tratado emergencialmente.

Glaucoma Secundário: ocorre por em decorrência de outras doenças, inflamação ou trauma ocular, uso de corticóides.

Glaucoma Congênito: ocorre por uma má formação da estrutura de escoamento do humor aquoso (líquido que preenche o olho), geralmente diagnosticado no primeiro ano de vida. Sintomas: aumento do globo ocular, lacrimejamento, fotofobia.

Quando agendar uma consulta com um médico?

A maioria dos casos de cegueira por glaucoma poderia ser evitada através de um “check up ocular anual”, com avaliação da pressão intraocular e fundoscopia. Diagnóstico precoce e tratamento de problemas oculares podem salvar sua visão. Agende um exame conosco clicando aqui!