Trabeculoplastia seletiva a laser - o tratamento que pode eliminar a necessidade do uso de colírios

Glaucoma é um conjunto de doenças que causam lesões progressivas ao nervo óptico, provocando perda do campo visual característica, que pode evoluir para cegueira completa.

A pressão intraocular é o principal fator de risco e o principal fator modificável da doença. Dessa forma, reduzir a pressão intraocular é o principal objetivo no tratamento do glaucoma.

Como podemos diminuir a pressão intraocular?

O olho produz um fluido (chamado de humor aquoso) constantemente e o drena através de um sistema de drenagem, localizado na estrutura chamada malha trabecular. Dessa forma, para reduzirmos a pressão do olho podemos estimular a drenagem do humor aquoso ou reduzir sua produção.

O tratamento inicial mais usual para o glaucoma é o uso de colírios que atuam em um ou nos dois mecanismos de redução da pressão intraocular. Porém, efeitos colaterais, custos e problemas com a aderência ao tratamento são fatores que podem limitar sua eficácia, levando a progressão do glaucoma.

Em 2019, um dos periódicos científicos mais conceituados do mundo, The Lancet, publicou um estudo que apresenta a trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) como o tratamento de primeira linha para pacientes com glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular.

Trata-se de um laser, realizado ambulatorialmente, que estimula seletivamente a região responsável pela drenagem do humor aquoso, sem causar danos às estruturas adjacentes, com poucos efeitos colaterais. A duração do procedimento é de aproximandamente 15 minutos e o paciente pode retornar às suas atividades no dia seguinte.

A trabeculoplastia seletiva pode reduzir a pressão em torno de 30%, comparável ao uso de uma classe de colírio. Seu efeito dura em torno de 2-3 anos, podendo ser repetida.

A pesquisa inglesa mostrou que a trabeculoplastia seletiva a laser teria mais vantagens do que os colírios no controle da pressão, além de poder ser até mais interessante do ponto de vista financeiro, à longo prazo, devido aos altos custos dos colírios antiglaucomatosos. Dessa forma, aponta o procedimento como primeira linha no tratamento incial do glaucoma de ângulo aberto.

Tem glaucoma? Sofre com efeitos colaterais dos colírios? Esquece de pingar os colírios? Agende sua consulta clicando aqui! para avaliar a possibilidade da trabeculaplastia seletiva a laser.