Dicas para não errar na hora da higiene dos olhos

Dicas para não errar na hora da higiene dos olhos

A higiene dos olhos, assim como a higiene bucal e de seu corpo, deve ser feita diariamente. Existem produtos específicos para a limpeza das pálpebras e cílios, eles se apresentam em forma de lenços umedecidos, espumas e gel. E, existe também uma forma correta de realizar essa limpeza.

Veja como fazer corretamente a higiene de seus olhos, passo a passo:

Lavar bem as mãos.

Larvar bem as mãos é a primeira ação que deve ser feita sempre que formos levá-las aos olhos. A mão leva sujeira e agentes que podem causar alergias e infecções aos nossos olhos. Lave-as bem com água corrente e sabão (Figura 1), ou álcool gel 70%.

Retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular.

Antes de iniciar a limpeza das pálpebras e cílios devemos retirar óculos, lentes de contato ou tampão ocular, caso utilize. Eles irão atrapalhar a higienização e, no caso de lentes de contato, podem machucar os olhos.

Aplicar o produto sobre uma gaze.

Se o produto utilizado for líquido, gel ou espuma, aplicar uma pequena quantidade do produto sobre uma gaze ou algodão. Prefira o algodão em disco, eles soltam uma quantidade menor de fibra que o algodão em bola ou outro formato.

Fechar os olhos e colocar a gaze sobre as pálpebras.

Feche os olhos e coloque com delicadeza a gaze sobre as pálpebras e a base dos cílios. Os olhos são muito delicados e uma pressão sobre eles pode provocar lesões e doenças oculares. Faça a higiene ocular com cuidado! É importante não deixar cair nenhum produto no interior dos olhos.

Passar a gaze em toda a pálpebra e raiz dos cílios.

Passar a gaze suavemente em toda a pálpebra e raiz do cílios. O sentido correto dos movimentos é de cima para baixo (das pálpebras para os cílios) e do canto interno para o externo.

Repetir o procedimento quantas vezes for necessário.

Repetir os movimentos de limpeza até que não se observe mais nenhum resíduo de sujeira nas pálpebras e cílios.

Utilizar outra gaze e repetir o procedimento no outro olho.

Para evitar a contaminação de um olho para o outro, caso você tenha algum problema ocular, é importante utilizar uma nova gaze para repetir os procedimentos de higienização do outro olho.

Lavar os olhos e secar, se for necessário.

Os produtos de limpeza as vezes deixam resíduos na pela. Enxágue bem os olhos com água corrente até remover todo o resíduo do produto utilizado. Após enxaguar, seque os olhos, pressionando a toalha com movimentos suaves.

Lembre-se!

O cuidado com a saúde dos olhos deve ser algo diário, fique atento a qualquer mudança na sua visão e não deixe de visitar seu médico oftalmologista ao menos uma vez por ano.

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Agende aqui sua consulta,
teremos grande prazer em recebê-lo!
chat