Perguntas mais frequentes sobre o pterígio, conhecido como “carne crescida”

O pterígio é uma lesão fibrovascular da conjuntiva (tecido transparente com finos vasos que recobre a esclera, a parte branca do olho) de forma triangular que se estende sobre a esclera até a córnea (parte anterior e transparente ). É mais comum em pessoas que se expõem mais ao sol, vento, poeira, produtos químicos. Pterígios podem inflamar e causar incomodo, com olho vermelho e sensação de areia nos olhos. A cirurgia está indicada quando começa a avançar sobre a córnea ou quando inflama-se com muita frequência.

Responderei no artigo de hoje, às perguntas mais frequentes sobre o pterígio, popularmente conhecido como “carne crescida”.

Meu pterígio pode me cegar?

É  improvável que seu pterígio possa cegá-lo, mas se for negligenciado e crescer, pode acometer o eixo visual e causar baixa de visão, deixando sequelas mesmo após a cirurgia.

O pterígio é alguma forma de câncer?

Pterígio é uma lesão benigna, mas em cerca de 10% dos pterígios pode haver alguns achados que sugerem uma alteração pré-cancerosa quando o espécime removido na cirurgia é examinado pelo patologista. Isso reflete associação entre a exposição excessiva à luz solar que é comum ao desenvolvimento de pterígio e ao câncer na superfície do olho.

Um pterígio é o mesmo que uma catarata?

Não. Catarata é a lente natural do olho opacificada. É muito difícil vê-la a olho nu, exceto em casos avançados, quando ela pode ser vista como uma estrutura esbranquiçada logo atrás da pupila (“menina dos olhos”). Principais sintomas: embaçamento visual, distorção ao redor das luzes à noite.

Pterígio é crescimento de um tecido fibrovascular na membrana (conjuntiva) que recobre a parte branca do olho (esclera). É visível a olho nu como uma “carninha” que cresce sobre o olho. Principais sintomas: irritação, vermelhidão, sensação de areia nos olhos.

A remoção do meu pterígio melhorará minha visão?

Se o seu pterígio estiver causando uma distorção da córnea, é possível que sua visão melhore após uma cirurgia bem-sucedida. Porém quando ele avança sobre o eixo visual, mesmo após a remoção cirúrgica, poderá deixar certo grau de "cicatriz" na córnea, com prejuízo à visão.

Como é a cirurgia de pterígio?

Na cirurgia, o pterígio é raspado e um enxerto de conjuntiva saudável é fixado à esclera (parte branca dos olhos) onde estava o pterígio. A fixação desse enxerto pode ser feita com pontos ou com cola biológica. A vantagem da cola biológica é maior conforto e menor inflamação pós operatória.

O pterígio pode voltar após a cirurgia?

Sim, é possível que o pterígio recidive após a cirurgia. Porém quando a cirurgia é realizada associada à técnica de autotransplante conjuntival (como descrita acima), a chance de recorrer é menor.

Se vc tem pterígio e ele está crescendo ou inflamando com frequência Clique aqui para agendar sua consulta