Perguntas que você sempre quis fazer sobre a cirurgia de catarata

Passar por uma cirurgia é sempre uma grande decisão que vem acompanhada de muitas dúvidas. A seguir, você encontrará algumas das perguntas mais frequentes relacionadas à cirurgia de catarata.

O que é Catarata?

A catarata é quando a lente natural do olho (cristalino) perde a transparência, causando baixa de visão. Isso normalmente acontece como resultado do envelhecimento. Porém, em casos raros, pode ocorrer ao nascimento ou na juventude, por consequência do uso excessivo de corticóides, por traumas, inflamações ou infecções oculares.

Como eu sei que preciso de cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata é aconselhável quando a doença começa a afetar a qualidade de vida do paciente. Quando atividades do cotidiano, como ler, dirigir, reconhecer objetos distantes ficam prejudicados, geralmente, não há motivos para postergar o procedimento.

A cirurgia de catarata é segura?

Apesar de todo procedimento cirúrgico envolver riscos, avanços tecnológicos associados a intenso treinamento e habilidade do cirurgião fazem com que o procedimento seja bastante seguro e eficaz. Por ano, milhares de pessoas se submetem a cirurgia de catarata, sendo provavelmente, a cirurgia mais realizada no mundo.

Como é a anestesia na cirurgia de catarata?

Existem 3 tipos de anestesia para cirurgia de catarata. A mais comum, é feita através da aplicação de colírios anestésicos e sedação leve (anestesia tópica). Existem casos de catarata avançada ou traumática em que se indica injeção de anestésico local atrás do globo ocular (bloqueio peri ou retrobulbar). Em casos de cirurgia em pacientes especiais ou crianças, é necessário a anestesia geral.

Preciso interromper meus medicamentos antes da cirurgia?

Certos medicamentos (como anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários) devem ser interrompidos alguns dias antes da cirurgia, a depender do tipo da anestesia indicada. Essa orientação será dada pelo seu oftalmologista e anestesista na avaliação pré-operatória.

Quantas horas ficarei na cirurgia?

O tempo será determinado pelo seu oftalmologista. Em geral, a cirurgia dura menos de 30 min, porém é necessário chegar 1 hora antes do procedimento para a preparação, checagem de dados vitais e dilatação pupilar.

Posso voltar para casa após a cirurgia?

A cirurgia de catarata em pacientes hígidos é realizado em um ambiente "ambulatorial”, o que significa que não há necessidade de internação. A maioria dos pacientes retorna para casa logo após o procedimento.

Será que vou sentir dor após a cirurgia?

A maioria das pessoas não sente dor significativa após a cirurgia. Pode haver um leve desconforto que será tratado pela prescrição medicamentosa do seu oftalmologista.

Preciso usar óculos de sol?

O uso de óculos de sol é recomendado tanto para proteção contra raios UV, como contra o vento, poeira etc. Além de proteger, esta é uma ótima maneira de aumentar o conforto dos seus olhos.

A cirurgia de catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados e seguros na medicina atual, porém, como em qualquer cirurgia, complicações podem ocorrer. Portanto, tire todas as dúvidas com seu oftalmologista antes de realizar o procedimento.

Entre em contato conosco aqui e agende uma consulta!