Por que minhas pálpebras tremem?

Por que minhas pálpebras tremem?

O espasmo ocular é a contração involuntária e espontânea dos músculos finos da pálpebra. Normalmente, esses espasmos musculares estão localizados na pálpebra inferior, mas podem ocorrer em qualquer um dos olhos ou em ambos. Na maioria dos casos, pequenos espasmos oculares remitem tão espontaneamente quanto começaram e não estão associados a nenhuma doença. No entanto, pequenos tremores nos olhos podem ser difíceis de tratar, pois só há uma maneira de acabar com isso: descobrir a causa e lidar com ela de forma adequada.

Mioquimia é o nome dado ao tremor palpebral fino, causado por contrações involuntárias do músculo da pálpebra. Geralmente, é causado por cansaço, falta de sono, estresse, ansiedade, excesso de cafeína, carência de vitaminas ou sais minerais.Ou seja, é um sinal que nosso corpo nos dá de que é necessário desacelerar, ter boas noites de sono, relaxar, alimentar-se bem e reduzir o consumo de cafeína.

Já tremores palpebrais mais intensos e prolongados são chamados de blefaroespasmos, que devem ser investigados, pois podem ser causados por olho seco ou até por doenças neurológicas.

Quando causados por olho seco, é necessário o uso de colírios lubrificantes. Já nos demais tipos de blefaroespasmos, é necessário o tratamento com aplicação de toxina botulínica tipo A.

Atenção!

Se você sentir que seus olhos começam a se mexer, dê uma olhada em suas escolhas recentes de estilo de vida. Quantas horas de sono você tem dormido? Você está se sentindo estressado ou ansioso? Você passou um tempo significativo na frente de um computador? É importante ajustar seus hábitos para interromper as contrações. Tente reduzir a fonte de estresse, pegue o sono e faça pausas no monitor do computador para descansar os olhos. Certifique-se de reduzir o consumo de cafeína também.

Se você sentir algum desses sintomas, além de espasmos nos olhos, converse com seu médico.

Visitando regularmente um oftalmologista você pode ajudar a detectar outros problemas oculares. Diagnóstico precoce e tratamento de problemas oculares pode salvar sua visão. Agende uma consulta clicando aqui!

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Agende aqui sua consulta,
teremos grande prazer em recebê-lo!
chat