Glaucoma tem cura? Quais são os tratamentos disponíveis?

Glaucoma tem cura? Quais são os tratamentos disponíveis?

O glaucoma é uma doença crônica, que apesar de não ter cura, pode ser controlada e até estacionada, se diagnosticado e tratado precocemente. Dessa forma, muitas vezes, a cegueira irreversível causada por essa doença pode ser evitada. 

QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS DISPOÍVEIS?

Os tratamentos são indicados de acordo com o tipo e estágio da doença (no artigo anterior, expliquei sobre os tipos de glaucoma).

- Trabeculoplastia seletiva a laser: atualmente, indicada por muitos especialistas como primeira linha de tratamento no glaucoma de ângulo aberto, após estudo publicado na  revista científica The Lancet. É capaz de estimular seletivamente a malha trabecular (estrutura responsável pela drenagem do humor aquoso, líquido que preenche o olho),  sem danificar as estruturas adjacentes. É um procedimento ambulatorial, seguro, rápido, com poucos efeitos colaterais que pode poupar o uso de colírios em alguns pacientes.

- Colírios hipotensores: existem 4 grandes classes de colírios, que são usados de forma contínua, na tentativa de abaixar a pressão intraocular e estacionar a progressão em todos os tipos de glaucoma.

- Iridotomia a laser:  procedimento ambulatorial, pouco invasivo, indicado na prevenção e tratamento do glaucoma de ângulo fechado. 

- MIGS (cirurgias minimamente invasivas para glaucoma): indicadas geralmente em combinação com a cirurgia de catarata para casos de glaucoma iniciais e moderados de ângulo aberto.

- Trabeculectomia: cirurgia indicada para glaucomas de ângulo aberto e fechado sem controle com o tratamento clínico. Nessa cirurgia, uma fístula (comunicação) é confeccionada para a drenagem do humor aquoso (líquido que preenche o olho).

- Implantes de drenagem:  cirurgia indicada para pacientes com glaucomas de ângulo ângulo aberto e fechado que não tiveram o controle da doença com cirurgias de trabeculectomia. Pode ser a primeira cirurgia de escolha para glaucomas secundários (a inflamação e neovascular) sem controle com colírios hipotensores. Nessa cirurgia, um implante de drenagem faz o escoamento do humor aquoso. 

- Endociclofotocoagulação: realizada em combinação com cirurgia de catarata ou vitrectomia, geralmente em casos de glaucomas mais avançados. É um procedimento que coagula parte da região onde o humor aquoso é produzido, os processos ciliares.

- Ciclofotocoagulação micropulsada (cyclo G6): método pouco invasivo, rápido, com baixo índice de complicações. Realizado preferencialmente em glaucoma de ângulo aberto, em vários estágios da doença, mas também é possível em ângulo fechado e formas refratárias. Atua principalmente na diminuição da produção do humor aquoso, mas também pode aumentar sua drenagem. 

Fique atento(a)!

Se tem mais de 40 anos, não espere ter sinais ou sintomas oculares para consultar o oftalmologista. O Glaucoma de ângulo aberto dá poucos sinais em seu estágio inicial e, quando a pessoa finalmente resolver procurar um médico, a doença já poderá ter causado danos permanentes ao olho. Exames oftalmológicos regulares são a principal forma para a detecção de glaucoma. O diagnóstico e tratamento precoce podem evitar a progressão da doença e evitar a cegueira pela doença.

Agende uma consulta conosco aqui!

Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Agende aqui sua consulta,
teremos grande prazer em recebê-lo!
chat