5 curiosidades sobre a catarata que ainda não te contaram

5 curiosidades sobre a catarata que ainda não te contaram

Muito comum, especialmente entre os idosos, a catarata é uma das doenças mais frequentes no âmbito oftalmológico. É considerada um processo natural do envelhecimento dos olhos. O cristalino, que é a lente natural do olho, torna-se progressivamente opacificado. Com o tempo, tarefas cotidianas, como andar, dirigir e ler, acabam tornando-se mais difíceis e interferindo na qualidade de vida.

Hoje, separei 5 curiosidades sobre a catarata, vamos lá:

1. Causadora de cegueira reversível.

A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Com o passar do tempo, se não operada, o cristalino fica cada vez mais opaco, até que o paciente fique totalmente cego. Porém, a cirurgia de catarata pode reverter até os quadros mais avançados.

2. A cirurgia é o único tratamento eficaz.

Medicamentos, vitaminas, colírios não são eficientes para tratar a catarata. Atualmente,  somente a cirurgia pode recuperar a baixa de visão, provocada pela catarata. Mas, graças à modernização e à tecnologia, o procedimento está se tornando cada vez mais eficiente e seguro.

3. O resultado da cirurgia de catarata é definitivo.

Uma vez operada, a catarata não volta mais. Algumas pessoas, após realizarem a cirurgia de catarata, podem apresentar novamente embaçamento visual decorrente do que chamamos de opacidade de cápsula posterior (na linguagem leiga "lente intraocular suja"). Ou seja, o local onde a lente intraocular é inserida fica opaco por acúmulo de resíduos. Nesses casos, a qualidade visual pode ser restaurada através da “limpeza da lente” com yag laser (capsulotomia posterior). O procedimento é rápido e pode ser feito no consultório oftalmológico.

4. A lente intraocular é definitiva.

A lente intraocular implantada na cirurgia é permanente, não são necessárias trocas ao longo da vida. Por isso, é tão importante um exame oftalmológico completo, esclarecer todos os custos x benefícios das diversas lentes, para que, juntamente ao cirurgião, a escolha de lente seja a mais acertada para o seu caso. 

5. É possível sair da cirurgia sem tampão ocular.

Graças aos avanços tecnológicos na cirurgia de catarata, somados à habilidade do cirurgião, a cirurgia de catarata é pouco traumática, podendo ser, confortavelmente, realizada apenas com colírios anestésicos. Dessa forma, o uso do tampão no pós operatório é dispensado, pois a recuperação da sensibilidade e movimentos oculares ocorrem imediatamente após o procedimento. 

Tem mais dúvidas sobre catarata?

Entre em contato conosco aqui e agende uma consulta!


Outros artigos

Relacionados

Atendimento ao Cliente
Agende aqui sua consulta,
teremos grande prazer em recebê-lo!
chat